O QUE SABEMOS SOBRE LIDERANÇA?


A figura do líder autoritário tende a ser substituída pela de um profissional com habilidade e prazer em trabalhar com pessoas. Dessa forma, estar à frente de uma equipe não significa apenas delegar funções, além de organizar e controlar atividades. A liderança pode ser utilizada como ferramenta para alcançar metas e resultados. Para isso, exige-se cada vez mais aprendizado e desenvolvimento contínuo. Saiba mais sobre liderança a seguir.

LIDERANÇA

A Habilidade de mobilizar pessoas em direção a certas metas ou objetivos, o que inclui ser capaz de definir essas metas e dar apoio ou incentivar as pessoas.

A Liderança está relacionada à capacidade de exercer influência pela argumentação e pela persuasão, sem que seja preciso recorrer com freqüência a ordens diretas.

ATITUDES NECESSÁRIAS:

1. Desafiar o estabelecido;
2. Inspirar uma visão compartilhada;
3. Permitir que os outros ajam;
4. Apontar o caminho;
5. Encorajar o coração.

SER UM LÍDER É UMA ARTE AO SEU ALCANCE

O LÍDER É UMA PESSOA QUE?

1. Faz com que as pessoas sob seu comando gostem de executar o que ele(a) quer.
2. Consegue que subordinados queiram ajudá-lo e se sintam realizados com isso.
3. Não têm subordinados, tem seguidores. Ele não dá ordens, mas todo mundo faz o que ele deseja.
4. Consegue fazer com que as pessoas acreditem que o interesse delas e o dele é o mesmo .
5. Transmite segurança, confiança. Ele inspira lealdade. É confidente, faz com que as pessoas se sintam à vontade para falar a verdade .
6. Transmite senso de justiça . Ele toma decisões justas, não protege um ao outro - Todas as suas decisões e atitudes são transparentes.
7. Dá o exemplo. Se o expediente começa às 8 horas, ele chega às 8 horas. Numa campanha de corte de custos, não promove festas nem troca de carro.
8. Não precisa ser infalível. Mas precisa ter mais acertos do que erros.
9. Faz com que pessoas sigam na direção da empresa. Ele faz com que essa direção se já transparente, justa e clara.
10. Sabe que não consegue fazer tudo sozinho. Mas não comanda pelo medo . As pessoas o seguem porque acreditam na sua visão.

COMO ADQUIRIR QUALIDADES TÍPICAS DE UM LÍDER?
1. O chefe conduz as pessoas, o líder aconselha.
2. O chefe inspira medo, o líder entusiasmo.
3. O chefe diz “eu” , o líder, “nós”.. ..
4. O chefe se preocupa com coisas, o líder com pessoas.
5. O chefe colhe os louros, o líder os distribui.
6. O chefe enxerga o hoje, o líder contempla o amanhã.

AS TRÊS FACES DA LIDERANÇA

O DEMAGOGO

1. Envolva-se em organizações ou comunidades. Você estará aprendendo a comandar pessoas sem usar do poder conferido por cargos.
2. Desenvolva habilidades de comunicação escrita e falada. Isso pode ser aprendido
3. Seja honesto, trate as pessoas com justiça, dê uma visão de futuro.

O ADMINISTRADOR

 Exerce liderança por meio do medo, das ameaças e da intimidação;
 Transforma os oponentes em bodes expiatórios;
 Utiliza-se de mentiras e propaganda para desumanizar o outro;
 Recorre à violência para dominar e destruir o outro.
 Opera com base numa definição exclusiva e limitada do “nós”;
 Determina os objetivos em termos do auto-interesse do próprio grupo;
 Não pode ou não pretende lidar com problemas, decisões ou conflitos que estejam além de seus limites;
 É produtivo e eficaz apenas em casa.

O MEDIADOR

 Esforça-se para agir em nome do todo, não apenas das partes;
 Pensa de forma sistêmica e se dedica a um aprendizado contínua;
 Transmite confiança ao promover o diálogo entre as facções;
 Busca inovação e oportunidades para transformar o conflito.

AS 8 FERRAMENTAS DO LÍDER MEDIADOR

1 - Visão Integral: Assumir o compromisso em considerar todos os lados do conflito, em toda a usa complexidade – tanto racional quanto emocional;
Dicas:
 Verifique sua visão;
 Analise o que você fala;
 Aprenda a ver através da situação projetada.

2 - Raciocínio Sistêmico: Identificar todos (ou tantos quanto possível) os elementos importantes relacionados à situação de conflito e compreender as relações entre tais elementos.
Dicas:
 Não complique as coisas;
 Pense de forma sistêmica sobre o seu papel;
 Observe sua organização e a si mesmo como se estivesse “fora do cenário”;
 Pergunte sempre:” Quais serão as conseqüência disso?”
 Pense duas vezes antes de chamar alguém de “inimigo”.

3 - Presença: Aplicar nossos recursos mentais, emocionais e espirituais para presenciar o conflito do qual passamos a fazer parte.
Dicas:
 Sempre esteja presente;
 Seja uma testemunha confiável;
 Esteja presente mesmo diante do medo;
 Esteja atenta a energia presente;
 Esclareça bem seus motivos;
 Cultive a paciência.

4 - Questionamento: Levantar questões que esclareçam as informações essenciais sobre o conflito e vitais para compreendermos como transformá-lo;
Dicas:
 Faça com que suas perguntas sejam levadas em conta;
 Lembre-se de que interrogatório não e questionamento;
 Faça perguntas claras;
 Em vez de culpar, tente escutar mais profundamente;
 Ouça particularmente aqueles que não tem voz.

5 - Conversação Consciente: Ter consciência da ampla variedade de maneiras de falar e ouvir;
Dicas:
 Elabore regras que todos possam reconhecer;
 Abandone os argumentos fantasiosos;
 Saia da zona de conforto.

6 - Diálogo: Comunicar-se de forma a catalisar a capacidade humana de inovar e estabelecer ligações;
Dicas:
 Revele as suposições;
 Torne visíveis as pautas ocultas;
 Quando a confiança estiver baixa, restaure-a;
 Desafie a arrogância com o diálogo.

7 - Ligação: Desenvolver parcerias e alianças que cruzem as fronteiras que dividem uma organização ou comunidade;
Dicas:
 Construa pontes, uma de cada vez;
 Pense como se fizesse parte da minoria;
 Pense em termos de rede, não de muros.

8 - Inovação: Promover revoluções sociais e empresariais que criem novas opções para resolver os conflitos.
Dicas:
 Corrija o processo, não apenas o problema
 Certifique-se de que as regras sejam justas.

FUNÇOES DOS LIDERES

 Inspirar, autoconfiança, simplicidade e exercício pleno de valores.
 Reconhecer e recompensar.
 Permitir a contestação.
 Fazer com que as pessoas se sintam donas do processo.
 Animar / dar força.
 Tomar decisões cruciais.
 Avaliar o tamanho da tarefa.
 Aumentar o máximo a credibilidade.
 Recorrer aos valores básicos do Grupo.
 Fazer com que as pessoas se sintam responsáveis

2 Response to "O QUE SABEMOS SOBRE LIDERANÇA?"

  1. Unknown 23 de dezembro de 2009 às 16:41
    Boa Noite Gianfabio, estava passando pelos blogs e achei interessante o tema liderança, este assunto é muito complicado tratar dentro de uma organização, pois ainda hj em existem empresas considerada porte grande que tem lider autoritário.
  2. Unknown 23 de dezembro de 2009 às 16:42
    descupas professor, quem mandou este comentário foi o jefferson padilha do RH.